Um lugar para guardar e falar das minhas paixões: bem-estar, vida saudável, culinária e estética.


quarta-feira, 9 de novembro de 2011

A Pele

A gente aprende lá nas séries iniciais que a pele é o maior órgão do corpo humano, mas só de uns tempos para cá é que começamos a ouvir sobre os cuidados que devemos ter com ela. Quando eu era criança, por exemplo, ficava horas na praia, torrando no sol e a única coisa que existia para passar na pele era a pasta d’água, que, na verdade, não protegia nada e tinha uma consistência muito pegajosa. Um horror! Eu tenho a pele muito branca e por várias vezes tive queimaduras sérias na pele por causa do excesso de exposição solar sem nenhuma proteção; cheguei a ter queimaduras de 2º grau, com bolhas enormes no rosto e ombros.

Felizmente tudo isso mudou e hoje temos uma variedade enorme de filtros solares, hidratantes e antissinais. Além disso, hoje sabemos muito mais sobre os benefícios da alimentação para nosso corpo do que 20 anos atrás. Aliar tratamento cosmético à alimentação saudável é o melhor que podemos fazer pelo nosso corpo e, em especial, pela nossa pele e cabelos.

Aqui nesse novo blog pretendo conversar com vocês sobre os cuidados que devemos ter com a pele do rosto e do corpo, sobre como manter a pele luminosa aliando tratamentos estéticos e alimentação saudável e, sempre que possível, vamos trocar receitinhas também. Afinal, comer é um fonte maravilhosa de prazer e devemos saber explorar essa fonte da melhora maneira possível!

Para início de conversa e afim de entendermos melhor como agem os cosméticos, faremos uma pequena explanação sobre a pele, suas camadas e o que você pode fazer para cuidar da pele diariamente.

A pele é o maior órgão do corpo humano e determina seu limite com o meio externo, exercendo as funções de proteção e regulação térmica, entre outras. Corresponde a aproximadamente 16 % do peso corporal de uma pessoa e funciona como uma barreira impermeável.

A pele é constituída de tecidos que se superpõem, a partir da superfície, em três estruturas distintas: a epiderme, a derme e a hipoderme; esta última não sendo considerada, por muitos autores, como uma camada da pele, embora seja estudada no Sistema Tegumentar.

A epiderme é a camada mais superficial da pele e é constituída de Tecido Epitelial. A derme situa-se abaixo da epiderme e é constituída de Tecido Conjuntivo. É formada por substância fundamental, vasos, nervos e é nela que se inserem os anexos cutâneos. Localizada logo abaixo da derme está a hipoderme, constituída de tecido adiposo.

As glândulas sudoríparas produzem o suor e o eliminam através do óstio folicular; as glândulas sebáceas produzem o sebo, que é excretado através dos poros, cuja função principal é lubrificar os pêlos. Essa “mistura” de suor (água) e sebo (óleo), forma o manto hidrolipídico, um hidratante natural da pele. Água e óleo na medida certa formam a hidratação natural da pele. Se há uma produção exagerada de óleo a pele torna-se oleosa; se há pouca produção de água, a pele torna-se ressecada. Por isso, uma pele pode ser ao mesmo tempo oleosa e ressecada.




Para a manutenção adequada da hidratação da pele, é preciso utilizar produtos que “imitem” o manto hidrolipídico, ou seja, que contenham água e óleo. Utilizar apenas óleo com o objetivo de hidratar não gera resultado eficaz. O óleo não hidrata, ele apenas evita que a pele perca água, ou seja, o óleo segura a água na pele, evitando que ela se desidrate. Pense bem: quando os especialistas falam em hidratar o corpo qual é a principal coisa a se fazer? Beber muita água, não é mesmo? Então, quem hidrata a pele é a água; o óleo juntamente com a água, forma uma espécie de emulsão que a mantém hidratada, fazendo com que essa água mantenha-se na pele.

Se sua pele é ressecada, prefira produtos com base bem oleosa, como os cremes e a emulsões. Se sua pele é oleosa, dê preferência às loções livres de óleo e aos géis.

No próximo post, falaremos dos tipos de pele e de como deve ser o cuidado com cada uma delas. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário