Um lugar para guardar e falar das minhas paixões: bem-estar, vida saudável, culinária e estética.


sábado, 10 de dezembro de 2011

Cuidados Básicos com os Diferentes Tipos de Pele

Imagine que você não limpou sua casa durante uma semana. Ao final desse tempo, em lugar de retirar a sujeira e passar um pano úmido com produtos específicos, você resolve apenas encerar o piso, por cima de toda sujeira mesmo. Imaginou? Pois é. Não faz sentido, não é mesmo?!

Agora imagine uma situação parecida com relação à sua pele: uma pele suja, com poros obstruídos por essa sujidade, que não recebe os devidos cuidados de limpeza, tonificação e proteção. Imagine que depois de uma noite de sono você lave sua pele apenas com sabonete comum e saia de casa sem filtro solar. À noite, após passar o dia todo exposta ao sol e à poluição, você lava novamente com sabonete comum e passa um hidratante. O tempo vai passando e você também não realiza limpeza de pele. Imaginou? Aí eu pergunto: será que adianta hidratar à noite e não manter mais nenhum cuidado de limpeza? Certamente que não, pois a pele precisa estar livre de impurezas para que os princípios ativos presentes nos cosméticos desempenhem melhor o seu papel.

Por isso, vamos falar rapidamente sobre os cuidados básicos que devemos ter com cada tipo de pele. São eles:

Dia:

  • Lavar
  • Tonificar
  • Proteger (proteção solar) / Hidratar
Noite:
  • Lavar
  • Tonificar
  • Hidratar / Nutrir / Renovar

Se sua pele é oleosa, procure sabonetes e loções tônicas que contenham ativos anti-sépticos e adstringentes como hamamélis, alecrim, arnica, sálvia e própolis, entre outros.

Para peles acneicas os ativos recomendados para peles oleosas funcionam bem. Há ainda outros ativos, com propriedades queratolíticas, cicatrizantes, calmantes, anti-inflamatórias e secativas como: aloe vera, resorcina, ácido salicílico, ácido glicólico, ácido glicirrízico, azuleno, alfa-bisabolol, bardana, óxido de zinco, própolis e azeloglicina.

Para peles secas e/ou desvitalizadas, recomenda-se o uso de produtos com ativos hidratantes, nutritivos e revitalizantes. Alguns exemplos: colágeno, elastina, ácido hialurônico, PCA-Na, ureia, vitaminas A, C e E, alga marinha, aveia, camomila, damasco, macadâmia, manteigas de manga, de oliva e de karité.

Quer sugestões de produtos? Volto em breve para sugerir ótimos produtos Samana. Enquanto isso, você pode ir conhecendo alguns produtos das linhas cliente e profissional no site da Samana.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário